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Como engajar visitantes


Precisamos obter tráfego, novos visitantes, visitantes recorrentes e ter conteúdo realmente consumido pelas pessoas. Para isso, é preciso adaptar-se ao comportamento atual do público.

Você já sabe que a maioria das pessoas não consegue ler tudo o que gostaria na internet. Agora, está nas suas mãos adaptar-se e experimentar diferentes estratégias para distribuir seu conteúdo. Assim, você aumenta as chances desse seu consumo.

A seguir, vemos algumas sugestões pensadas para este contexto.

Newsletter

Se a pessoa não vai até o conteúdo, o conteúdo pode ir até a pessoa. O envio de newsletters é uma boa opção pois você deixa seu conteúdo “salvo” na caixa de entrada da pessoa para ela ler depois.

Suponha que a pessoa não leia a newsletter ao receber teu email. Quando ela tiver tempo, mais tarde, sabe onde encontrar o conteúdo facilmente. Além disso, receber a newsletter por email pode combater o fator preguiça.

Você pode ir além e segmentar o envio de newsletter de acordo com os interesses de cada assinante — caso você disponibilize para ele, por exemplo, a possibilidade de preencher um formulário com os assuntos que mais lhe interessam. Afinal, a lógica é o indivíduo priorizar a leitura dos materiais de que mais gosta. Dessa forma, você consegue engajar uma pessoa sem esperar ela visitar seu site.

Revisar a estrutura dos seus conteúdos

As pessoas têm falta de tempo e excesso de materiais disponíveis. Então, faz sentido facilitar o consumo dos seus textos. Crie uma estrutura que engaje mais os visitantes, pois diferentes estruturas são consumidas de diferentes maneiras.

Para facilitar o consumo, você pode fazer uso de intertítulos chamativos e autoexplicativos. Assim, o leitor pode bater rapidamente o olho e descobrir quais partes do texto são mais relevantes para ele, aumentando a chance de consumo do conteúdo.

Por outro lado, você quer criar uma estrutura que engaje mais. Para isso, você pode revisar como apresenta os tópicos no texto, a ordem em que apresenta e a clareza.

Em termos práticos, é deixar claro o assunto e o valor do texto no primeiro ou, no máximo, no segundo parágrafo. Assim, você tem mais chances de prender a atenção do visitante e de manter sua curiosidade.

Experimente diferentes formatos de conteúdo para engajar visitantes

Procure identificar quais formatos de conteúdo são mais chamativos e satisfatórios para o seu público.

Especificamente para lidar com o contexto de comportamento que a pesquisa mostrou, procure experimentar formatos práticos, concisos e o mais instantâneos possíveis (sem deixar a qualidade de lado, é claro). Abaixo alguns exemplos:

Infográficos

Esse formato costuma trazer bastante fluidez e velocidade de consumo. Os tópicos mais pertinentes são estruturados seguindo uma linha lógica e a leitura do visitante acaba sendo em pílulas de breves parágrafos ou frases e números. Por ser um conteúdo bem visual, facilita a absorção do conteúdo pelo cérebro humano.

Uma prática comum é sinalizar no título do post se ele possui um infográfico ou não. Pesquise na internet ferramentas que auxiliam na criação de infográficos, ou use seu editor de imagens favorito. Nós gostamos de usar o Canva.

Para mais dicas, leia o post [Tutorial completo] Como fazer um infográfico em 5 passos simples.

Entrevista

Chamar um convidado que seu público admira e fazer uma entrevista com ele pode gerar mais engajamento e interesse por parte dos seus visitantes.

Você pode abordar um assunto que já estava na sua pauta, mas incluindo perguntas e respostas feitas a alguém que entende do assunto e que você imagina que chamariam atenção da sua persona.

Não tenha medo e convide pessoas a serem entrevistadas. A entrevista pode até ser feita por troca de emails ou Skype, por exemplo.

Quer ser ainda mais certeiro? Pergunte ao seu público quem eles gostariam que você entrevistasse. Para fazer essa pesquisa, recomendamos o Typeform.

Áudio

O ser humano se comunica há muito mais tempo por meio de sons do que pela escrita. Estamos cada vez mais acostumados a nos comunicar por áudio no WhatsApp, Skype e o consumo de podcasts e posts em áudio (como este) cresce fora e dentro do Brasil.

A lógica é bem simples: para se ler um texto é preciso dar toda sua atenção à leitura, incluindo sua visão e suas mãos (seja para segurar o dispositivo no qual se está lendo ou mudar a página). Já com o áudio, seus olhos e suas mãos ficam livres, o que abre um grande espaço na rotina das pessoas para consumir conteúdo.

Afinal, em tantos momentos onde é impossível ler um texto online pode-se ouvi-lo, como no trânsito, ao passear com o cachorro, praticar atividades físicas ou simplesmente ao andar na rua. Para consumir um post em áudio, basta o usuário apertar “play” e escutá-lo — uma maneira simples e fácil de se engajar visitantes.

Além disso, o áudio oferece um ótimo custo benefício: basta escolher uma plataforma de áudio, narrar os textos que você irá escrever de qualquer jeito e publicar o áudio junto ao texto.

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