Blog

A história por trás do conceito de marketing digital


O termo Marketing Digital foi usado pela primeira vez em 1990, junto com o surgimento da internet que conhecemos hoje.

A Plataforma Web 1.0, usada na época, permitia que usuários encontrassem a informação desejada, porém não existia a possibilidade de interação.

A relação dos usuários com a internet era totalmente passiva.

Modelo muito semelhante ao marketing tradicional, onde o consumidor não tem o poder de interferir e opinar sobre o conteúdo que está consumindo.

Aos poucos essa realidade começou a ser desenhada para o caminho que conhecemos hoje e em 1993 os primeiros banners clicáveis e o Yahoo são criados.

O Google aparece em em 1998 assim como o buscador do Yahoo e da Microsoft, permitindo o usuário ter um pouco mais de participação no ambiente online.

Mas apenas em 2006 que mundo do Marketing Digital começou a expandir de verdade, quando o tráfego de buscas online cresceu para 6.4 bilhões em apenas um mês.

Percebendo a grande oportunidade que tinha nas mãos, de avaliar o conteúdo e criar anúncios baseados nos termos pesquisados, o Google começa a expandir seu portifólio de produtos e cria o Google Adwords e o Google Adsense e assim se torna o maior buscador do mercado.

Uma nova era começou com a Web 2.0.

Agora os usuários não só poderiam consumir conteúdo, mas também aumentar sua participação na internet e interagir com outras pessoas do seu círculo social e com as marcas de sua preferência.

Plataformas e redes sociais como WordPress, Facebook e YouTube surgiram, estreitando ainda mais os laços de interação que já estavam acontecendo.

O cenário do Marketing Digital estava se mostrando cada vez mais promissor.

Outras duas inovações que mudaram e muito o Marketing Online e o aproximou do que experimentamos hoje, foram a chegada dos Cookies e a invenção do Iphone.

Um jeito fácil de descobrir o que é um Cookie: você entra em algum site, procurando por um produto ou serviço, por exemplo.

Ao continuar navegando normalmente , começará a ser “perseguido” por banners anunciando exatamente aquele produto que você pesquisou.

Coincidência? Certamente que não!

Apenas uma maneira encontrada para trackear suas buscas e oferecer promoções sob medida para você.

Quanto ao Iphone, nós todos já conhecemos a história. Até por que cada vez mais navegamos, usamos redes sociais e compramos em nossos smartphones.

O Marketing Digital evoluiu muito e rapidamente ao longo desses 20 anos e essas mudanças certamente serão cada vez mais rápidas

Daí a necessidade de manter-se sempre atualizado e prestar atenção nas novas tendências para se manter competitivo na internet, seja com seu empreendimento digital ou offline.

Endereço

Rua Botumirim, 19, Imbiruçu - Betim - MG

Telefone:

(31) 3591-7038
(31) 98768-9834

Mapa